A Plataforma SOFIA já possui instrumentos para a busca de consensos entre as Operadoras e Profissionais Assistentes em três momentos: ao final de uma Segunda Opinião e junto à notificação de abertura da Junta Técnica ou através da Funcionalidade de Consenso.
A conciliação, ou CONSENSO, é uma meta prévia e desejável em processos de arbitramento, sendo que nos espelhamos nos conceitos e premissas de ferramentas judiciais de Resolução de Disputas OnLine(ODR) na concepção da Plataforma SOFIA.
É nossa experiência que a busca de CONSENSO mediante notificação formal prévia seguida de interações, como é possível ao final de uma Segunda Opinião, chega a ser 3 vezes mais eficiente que a tentativa meramente por contato telefônico.
Registrar (documentar) o CONSENSO, incluindo seus resultados também financeiros, é importante no aprimoramento da gestão, no apoio argumental em eventual fiscalização bem como no relacionamento com parceiros prestadores e na redução de conflitos com pacientes/assistidos.
PRINCIPAIS CONCEITOS
- Argumentos de divergência a partir da auditoria prévia da Operadora;
- Gestão e registros da tentativa de CONSENSO automáticos junto a Plataforma SOFIA;
- Insucessos em CONSENSOS podem ser automaticamente encaminhados para Junta, assim como ao final de uma Segunda Opinião.
ODR-MD
As Plataformas de ODR são métodos de resolução de disputas de forma extrajudicial suportados por tecnologia intensiva, com fácil acessibilidade, melhor relação custo/eficácia, maior controle e aferição de resultados. A utilização de ODR visa a resolução de litígios mediante tecnologias de informação e comunicação que não se limitam a substituir os canais tradicionais, mas agem como vetores e instrumentos para melhor solucionar controvérsias.